20 janeiro 2014

Alguns cuidados com o cabelo no verão



           O verão está ai e logo queremos viver na praia ou na piscina, nós como mulheres nos preocupamos com os nossos cabelos. Afinal, os fios sofrem bastante nessa época do ano, e necessitam de cuidado em dobro. Eu encontrei algumas dicas super simples que podem ajudar vocês:



           Protetor solar para fios: É importante ter um bom protetor solar para os fios. "O que pouca gente sabe é que a proteção deste produto vai além dos raios ultravioletas. A película que ele forma em volta dos fios também age contra os danos causados pelo vento, poluição e cloro, no caso de quem usa muito a piscina", afirma o cabeleiro Daniel Rocha, do salão Bellíssima Beauty, no Rio de Janeiro. Para saber se o seu condicionador ou leave-in oferece proteção solar, verifique o rótulo.

           Não se esqueça da hidratação: A hidratação deve ser feita a casa dez dias durante o verão. Ela é um antídoto contra as agressões do sol, do mar, da piscina e do vento depois que os estragos já começam a dar sinais. Mas também é indicada como blindagem a tudo isso, evitando que o seu cabelo comece a ressecar ou ficar quebradiço. "A hidratação feita em casa é mais superficial e não serve para proteger o cabelo. Já a tratamento oferecido nos salões age mais profundamente, com o objetivo de recuperar os fios danificados", afirma Fortes. Os fios mais grossos pedem cremes à base de óleo, que têm maior poder de hidratação. Cabelos finos se dão melhor com máscaras à base de proteínas, indicadas para fortalecimento.


           Use tranças: Quanto menor a área do cabelo em contato com o sol, menos danos. Na hora de trançar, lembre-se de puxar ao máximo o cabelo de baixo para cima fazendo um escudo nos fios naturalmente mais expostos.
                                                                                                             
           Corte as pontas: Aparos terapêuticos nas pontas antes, durante e depois da temporada de verão podem salvar seu visual sem muito radicalismo.

           Cabelo esverdeado: A aparências esverdeadas dos fios é típica de quem passa o verão na piscina. O risco aumenta ainda mais quando o cabelo está ressecado - mais poroso, ele absorve os produtos químicos presentes na água. Para dar um jeito na situação, a cabeleira Maria Aldenir, do Nuance Beauty Salon, recomenda xampus e condicionadores com pigmento violeta, que neutralizam o esverdeado e protegem os fios da oxidação. "É importante também fazer hidratações a cada dez dias, para amenizar o efeito", afirma. E abandone a ideia de tingir os cabelos para esconder o esverdeado. "A tintura não retira os produtos químicos que estragaram o cabelo, só vai ressecar ainda mais. A hidratação continua sendo a melhor solução". Uma dica do colorista Juha Antero, do salão MG Hair, de São Paulo, é molhar o cabelo no chuveiro um pouco antes de entrar na piscina, sem aplicar nenhum tipo de produto. "Dessa forma, o cabelo já estará saturado de água quando você entrar na piscina, diminuindo a absorção de água e cloro e tornando os efeitos menos nocivos".


           Frizz: O vento, o calor e a umidade são situações comuns do verão e maiores causadores do frizz, principalmente em cabelos cacheados ou crespos. Maria Aldenir conta que a receita para evitar esse drama é simples: mantenha a hidratação dos fios e não abara mão do leavi-in, que protege o cabelo contra os danos causados pelo sol e pela umidade.

           Amarre certo: Cuidado na hora de prender as madeixas úmidas com elásticos e borrachinhas. Fios molhados ficam mais frágeis e quebram com facilidade, acarretando em danos à sua estrutura. Prefira usar palitos, piranhas, lenços e fitas no cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário